roteiro

Na segunda edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, SESC São Paulo promove atividades para o público infantil

Na segunda edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, SESC São Paulo promove atividades para o público infantil

A variedade de ações previstas é bastante ampla e contempla vivências, ateliês e oficinas lúdicas que envolvem toda a família em torno do tema alimentação

O Experimenta! Comida, Saúde e Cultura chega à segunda edição para se aprofundar ainda mais no universo da alimentação e suas conexões com a saúde e a cultura. Realizada simultaneamente nas 39 unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo entre 3 e 28 de outubro, a iniciativa promoverá mais de 300 atividades. E, tendo em vista o Dia das Crianças (12 de outubro), algumas unidades irão oferecer atividades específicas para o público infantil e seus familiares na semana em que se comemora a data.

A variedade de ações previstas é bastante ampla e contempla atividades lúdicas em torno do tema alimentação. Com os pequenos colocando a mão na massa, a ideia é proporcionar uma experiência não apenas sensorial – por meio de degustação, descoberta de aromas e texturas –, mas, também, contribuir para o enriquecimento nutricional do cardápio dos pequenos com a descoberta e inclusão de novos ingredientes à comida do dia a dia.

No Sesc Itaquera, por exemplo, as crianças serão convidadas a participarem, em 12 e 14/10, de uma autêntica cerimônia japonesa de degustação de chá. Conduzida jornalista e pesquisadora da cultura nipônica Erika Kobayashi, a atividade pretende envolver os pequenos em todas as fases deste tradicional rito oriental. Por sua vez, o Sesc Av. Paulista promoverá um ateliê prático com o grupo da Educacuca que tem por objetivo apresentar aos participantes um rico repertório de alimentos. Durante a atividade (que ocorrerá em variados dias) as crianças poderão comer, saborear e explorar cada ingrediente utilizado, estimulando, assim, a criação de composições inusitadas e divertidas com a própria comida.

Para reunir toda a família, o Sesc Santo Amaro promoverá, em 14/10, uma oficina para casais, pais, filhos, avós, netos e amigos. Conduzida pela gastrônoma Lali Lázari, a atividade tem por objetivo ensinar preparos práticos e rápidos para o dia a dia, a serem feitas a quatro mãos, com dicas que simplificam o cotidiano na cozinha.

No Sesc Interlagos, o ciclo “Experimenta Maluquinho! – Com Pimenta, ou de Menta, quem sabe Polenta, tudo Alimenta, não Inventa vai, EXPERIMENTA! ”, acontece dentro da exposição “Ziraldo, de A a Zi”, que aborda a vida e a obra de Ziraldo Alves Pinto, que aos 85 anos é um dos maiores artistas do Brasil, com abertura ao público em 12 de outubro, ficando em cartaz até 4 de agosto de 2019. Trata-se, portanto, da união de duas ações – o festival “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura” e a exposição “Ziraldo de A a Zi” – para promover a alimentação culturalmente engajada também para os pequenos, no mês em que atividades para o público infantil ganham destaque por conta das comemorações do Dia das Crianças.

Confira, abaixo, alguns destaques da programação durante a semana do Dia da Criança:

SESC ITAQUERA
Vivência
CERIMÔNIA DO CHÁ PARA CRIANÇAS
O chá tem uma grande importância na tradição japonesa. Para dividir essa experiência com as crianças, a jornalista e pesquisadora da cultura nipônica Erika Kobayashi convida os pequenos para uma ritualística cerimônia do chá, com toda a tradição envolvida no preparo.
12 e 14/10. Sexta e domingo, 11h30 às 13h
Jardim das brincadeiras. Até 12 anos. Grátis

SESC 24 DE MAIO
Vivência
PARA OS PEQUENOS: PRIMEIRO PRATO
Nesta vivência, uma roda de mães e seus filhos pequenos participará de um bate-papo com a chef Priscilla Moretto e a nutricionista Karine Durães, do projeto Expedição Primeiro Prato. As profissionais tirarão dúvidas sobre uma introdução alimentar variada, com apresentação de frutas nativas, distribuição de desenhos e receitas.
Dia 14/10, domingo, das 15h às 16h
Sala do Curumim. Livre. Grátis
Retirada de ingressos 30 minutos antes.

SESC AV. PAULISTA
Ateliê
SABOREANDO POSSIBILIDADES
Neste ateliê prático, o grupo da Educacuca traz um rico repertório de alimentos em cortes variados. As crianças participantes poderão comer, saborear e explorar, estimulando a criação de composições inusitadas e divertidas com a própria comida.
Dia 9/10, terça, das 14h às 18h
Dia 12/10, sexta, das 14h às 18h
Dias 13, 20 e 27/10, sábados, das 14h às 18h
Dias 14 e 28/10, domingos, das 14h às 18h
Dia 21/10, domingo, das 14h às 18h
Convivência. 3 a 6 anos. Grátis

Ateliê
Arte Nutritiva
Neste ateliê prático, o grupo da Educacuca estimula as crianças participantes a aumentarem seu repertório de alimentos, ensinando sobre como a alimentação e seus ingredientes podem servir de inspiração quando se pensa sobre suas muitas cores, sabores e saberes.
Dia 9/10, terça, das 14h às 18h
Dia 12/12, sexta, das 14h às 18h
Dias 13, 20 e 27/10, sábados, das 14h às 18h
Dias 14 e 28/10, domingos, das 14h às 18h
Dia 21, domingo, das 14h às 18h
Convivência. 1 a 3 anos. Grátis

Vivência
ESTAÇÃO DE BRINCAR: ALIMENTOS SEM PRESSÃO
Nesta vivência, o grupo do programa Educacuca apresentará diversos tipos de alimentos in natura. A ideia é propor que os participantes experimentem novas composições artísticas, sensações e o brincar livre com os próprios ingredientes.
10 e 11/10. Quarta e quinta, às 14h e às 15h
Convivência. 3 a 6 anos. Grátis

Vivência
PAPINHA DA PANELA DE PRESSÃO
A equipe do Sesc apresentará diversos preparos de papinhas feitas na panela de pressão, orientando os participantes sobre o preparo e as facilidades oferecidas por este utensílio, além de trazer diferentes sabores e reflexões sobre alimentação das crianças.
10 e 11/10. Quarta e quinta, 14h
Convivência. Livre. Grátis

SESC SANTO AMARO
Oficina
COZINHANDO JUNTOS
Oficina para casais, pais e filhos, avós, netos e amigos, que ensinará preparos práticos e rápidos para o dia a dia, a serem feitas a quatro mãos, com dicas que simplificam o cotidiano na cozinha. Também serão feitos pratos que podem ser congelados. Com Lali Lázari, gastrônoma.
14/10. Domingo, 11h às 13h
Foyer. 16 anos. Grátis
Retirada de ingresso 1h antes

SESC INTERLAGOS

MOSTRA ‘A A ZI’
Exposição cenográfica sobre a vida e a obra de Ziraldo Alves Pinto, mais conhecido como Ziraldo, um dos maiores artistas do Brasil, tanto na qualidade de suas obras quanto na sua popularidade. Esse passeio pelo universo Ziraldiano, permite que o público compartilhe a intimidade do artista, conheça um pouco de sua vida pessoal e seus métodos de criação. Além de obras conhecidas, o visitante poderá conferir experimentações gráficas, pinturas, esboços, rascunhos, anotações às margens dos desenhos, suas referências, cadernos de infância entre outras.
12/10/2018 a 4/8/2019
Visitas de quarta a domingo e feriados, das 10h às 17h
Livre. Grátis

Programação completa do evento em sescsp.org.br/experimenta
Informações à imprensa:
Baobá Comunicação – Cultura e Conteúdo
Pedro Sant’Anna – pedro@baobacomunicacao.com.br
João Jacques – atendimento@baobacomunicacao.com.br
Rebeca Hidalgo – baoba@baobacomunicacao.com.br
Tels. (11) 3482 6908 ou (11) 3482 2510

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply