Família

Dia de Aprender Brincando mobiliza mais de 18mil crianças em todo o país

A iniciativa Dia de Aprender Brincando busca valorizar o brincar nas escolas e convidou instituições ao redor do mundo a realizarem atividades fora da sala de aula

Com o objetivo de mostrar a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, o último dia 6 de Outubro foi o Dia de Aprender Brincando. A ação global contou com a participação de mais de 480.000 crianças em 35 países ao redor do mundo. O Brasil foi o 4º país em participação de alunos, contribuindo com 136 escolas e mais de 18.000 crianças na campanha.

A iniciativa foi realizada pela primeira vez no Brasil pela Cidade Escola Aprendiz com o apoio de OMO, através do movimento #LivreParaDescobrir.

Priscila Cruz, presidente executiva do Todos Pela Educação e coordenadora do comitê técnico do movimento #LivreParaDescobrir defende a brincadeira como instrumento valioso para o desenvolvimento de crianças: “O brincar livre é uma preparação para a educação formal, ele desenvolve habilidades mentais e motoras que a criança precisará na hora da alfabetização”.

A mobilização aconteceu, na mesma data, em vários países do mundo, incentivando o aprendizado nas escolas também a partir do brincar livre, especialmente em ambientes abertos. Escolas abriram espaço em suas agendas para atividades fora da sala de aula, levando a criançada para aprender brincando.

Roberta Tasselli, Gestora da Frente de Comunicação para o Desenvolvimento da Cidade Escola Aprendiz comemora o resultado da campanha: “Estamos muito felizes pela grande mobilização que conseguimos em todo o Brasil. Instituições de todos os cantos do país nos mandaram vários relatos, fotos e vídeos das atividades realizadas no dia. Ver as crianças aprendendo e se desenvolvendo a partir da brincadeira nos mostra que essa atividade é essencial para o desenvolvimento infantil e como é importante um dia como esse para incentivarmos o brincar nas escolas.”

Bruna Farinazzo, diretora pedagógica da Maple Bear, escola de São Paulo que participou do Dia de Aprender Brincando, conta como foi a experiência: “Foi um dia muito diferente e gostoso. Tivemos uma contação de história sobre pirata e depois saímos para caçar tesouro. Nosso jardim virou uma floresta e o brinquedão nosso navio. Também montamos um urso com bexigas, cola, jornal e muita tinta azul. Apagamos uma fogueira de mentirinha e descobrimos texturas novas. Nos exercitamos bastante num circuito de atividades físicas, brincamos de Corre Cotia e vivenciamos algumas leis de trânsito. Foi um dia recheado de atividades, as crianças adoraram!”.

Priscila Cruz afirma que com pais e educadores cada vez mais preocupados com o futuro profissional e de sucesso dos pequenos, muitas vezes o brincar deixa de ter prioridade no dia-a-dia da criança: “Às vezes nos esquecemos que a atividade desenvolve habilidades como flexibilidade emocional, conexões sociais, desenvolvimento da capacidade neural, pensamento lógico, foco, imaginação, capacidades que serão fundamentais para esse futuro bem-sucedido”, diz.

É importante deixar claro para pais e professores de que datas como o Dia de Aprender Brincando são fundamentais para lembrarmos da importância do brincar livre, mas não podemos nos restringir somente a um dia do ano, é essencial incluir essa atividade na rotina infantil, o brincar precisa ser diário”, completa a especialista.

O Dia de Aprender Brincando já tem data marcada para o ano que vem: será no dia 18 de maio de 2017. Mais informações podem ser encontradas no site da campanha: www.diadeaprenderbrincando.org.br.

 

SOBRE A INICIATIVA “SE SUJAR FAZ BEM”

“Se Sujar Faz Bem” é uma causa promovida por OMO, marca líder no mercado brasileiro de detergentes pós e líquidos da Unilever, disponível em mais de 78 países sob as marcas OMO, Persil, Skip e Via. Juntas, as marcas “Se Sujar Faz Bem” são a quarta marca mais consumida no mundo, com uma filosofia única na categoria de lavanderia. Acreditamos que se sujar faz bem: as crianças precisam de brincadeiras que lhes permitam explorar e experimentar em abundância, sair e se sujar, porque são essenciais para que descubram, aprendam e se desenvolvam de forma saudável. Em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, estamos investigando as melhores maneiras de estimular as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias, para que possam descobrir, aprender e se desenvolver em todo o seu potencial. O Conselho Consultivo “Se Sujar Faz Bem” é um grupo de especialistas que aconselha a causa “Se Sujar Faz Bem”. Globalmente, inclui Sir Ken Robinson, Dr Stuart Brown e representantes dos parceiros OMO. No Brasil, OMO conta com a consultoria dos especialistas Priscila Cruz e Vital Didonet.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply