roteiro

Programação de junho no Museu da Casa Brasileira

Atividades e oficinas gratuitas são destaque na programação do Educativo MCB em junho

 

Em junho, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove duas atividades que integram o programa Oficinas no MCB. “Casinha” e “Desenho e encadernação” são atividades voltadas para toda a família e têm inscrições gratuitas (vagas limitadas) que podem ser feitas pelo telefone (11) 3026-3913/3032-3727 ou e-mail agendamento@mcb.org.br. Menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

 

Casinha | 8 e 22 de junho, quartas-feiras às 10h e 14h30 | Indicação etária: 5 anos

Partindo de imagens de moradias em árvores, rochas e água, os participantes construirão pequenos modelos de casas a partir de suas lembranças e memórias.

 

Desenho e encadernação | 4 e 18 de junho, sábados às 14h30 | Indicação etária: 7 anos

Relacionada com a exposição “Antes que Acabe”, serão produzidas encadernações com desenhos inspirados nas fachadas de casas e prédios no entorno do MCB. A oficina será orientada pelos artistas Andrea Tavares (dia 4/6) e Jean Luiz Palavicini (dia 18/6).

 

Atividades gratuitas sem necessidade de inscrição
Com o objetivo de propor práticas que estimulam o pensar e o fazer, o Educativo MCB realiza atividades complementares sem a necessidade de inscrição prévia. Em “Conversa no quintal”, a equipe promove rodas de conversa a partir de temas sugeridos por seus educadores: dia 12 o bate-papo é sobre brincadeiras de quintal e dia 26 o assunto são histórias do Itaim Bibi. Os encontros acontecem aos domingos, 15h.

Em “Desenho sua casa” (dias 2, 9, 16, 23 e 30, quintas, às 10h30) a artista Helena Kuasne desenhará a casa dos participantes a partir de uma descrição afetiva ou uma fotografia. A ideia é que o público leve um desenho com o principal tema do Museu: a casa brasileira. Esta atividade será realizada na calçada do MCB.

 

Sobre o Educativo MCB 
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – como de instituições sociais e de ensino – podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

 

SERVIÇO

 

Oficinas no Museu | Inscrições gratuitas: (11) 3026.3913 –  agendamento@mcb.org.br

Casinha | 8 e 22 de junho, quarta-feira às 10h e 14h30| 5 anos

Desenho e encadernação | 4 e 18 de junho, sábado às 14h30 | 7 anos

 

Atividades sem necessidade de inscrição | Entrada gratuita

Conversa no quintal | 12 e 26 de junho, Domingo às 15h

Desenho sua casa | 2, 9, 16, 23 e 30, quinta-feira às 10h30

 

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727

 

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 7 (inteira) e R$ 3,50 (meia-entrada). Grátis para crianças até 10 anos e maiores de 60 anos. Gratuito aos sábados, domingos e feriados

 

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 40 vagas

Estacionamento pago no local

 

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br

www.mcb.org.br

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply