Família

A moda dos quartos Montessorianos

A pedagogia desenvolvida pela italiana Maria Montessori está na moda por aqui. Ou em voga. E famílias estão, cada dia mais, levando o conceito pra dentro de suas casas. Os quartos e os espaços de brincar ganham conceitos montessorianos na arquitetura 

O quarto dos pequenos vai ficar lindo, fofo, leve. E o que é melhor: educativo, pensado para estimular a independência e a autonomia. Os produtos são feitos a partir de peças conectadas, sem um parafuso sequer, com opções como mesa, cama e torre, entre outras. Tem cantos arredondados e tudo em madeira.

E claro que já tem empresa se especializando nisso. A Arquitetando Kids desenvolveu uma linha de móveis de encaixar para crianças. O objetivo é compor ambientes infantis pelos quais seja possível circular livremente, com acesso a toda a mobília.

São cinco produtos com montagem feita a partir de peças conectadas, sem um parafuso sequer. Com uma lida no manual, até os pais mais desajeitados conseguem dar conta do recado. O material usado na fabricação, é um compensado, com certificação FSC e acabamento em verniz de alta resistência.

“As crianças gostam de ser, muito mais que de terA ideia é proporcionar a possibilidade de se tornarem seres humanos plenamente desenvolvidos. Assim, poucas coisas são realmente necessárias no quarto infantil: estantes baixinhas; cama ou berço baixo; mesinha multiuso; espaço livre e uma janela que ilumine bem o cômodo, dentre outros detalhes com o olhar dos pais, enfatiza o designer Hélio Miranda, autor da linha de móveis.

 

Sobre Maria Montessori

Uma das primeiras mulheres a se formar em Medicina na Itália, Maria Montessori não conseguiu exercer a profissão: na época não se admitia uma mulher examinando o corpo de um homem.

Assim, ela virou o jogo iniciando um trabalho de educação com crianças com necessidades especiais. O resultado? Tornou-se mundialmente conhecida pelo método educativo que desenvolveu, privilegiando a independência e a autonomia das crianças.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply