Alimentação

7 dicas pra incentivar seu filho a comer mais verde

Meu filho não come nada verde. E agora? Veja 7 dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Incentivar as crianças a comer vegetais não precisa ser um pesadelo. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é consumir, pelo menos, 400 gramas de vegetais por dia. Mas a verdade é que se a gente, que é adulto, às vezes passa longe dessa meta, não dá pra esperar que nossos filhos comam essa quantidade naturalmente. Por isso, é muito importante incentivá-los a ter um verdinho no prato desde sempre. É fácil? Não, e pra quem não é muito chegado a “comidas saudáveis”, fica mais difícil ainda. Mas quando se educa uma criança, é preciso mudar alguns hábitos, afinal, ela precisa ter o exemplo.

Você já deve ter ouvido falar que criança aprende por repetição. E é verdade. Se você só exige que ela coma todo o espinafre, mas nem coloca uma porção do alimento no seu prato, talvez ela ache que está tudo bem em não comê-lo. E forçar não adianta nada. O ideal é sempre oferecer alimentos saudáveis e não ficar propondo trocas (“essa abobrinha por uma barra de chocolate”, por exemplo).

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e batizada de Vigitel 2014, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso. O mais impressionante? A taxa de jovens com menos de 18 anos que fazem parte desse grupo é de 17,9%! Isso significa que, além de estarem comendo mal, nossas crianças não estão praticando exercícios físicos suficientemente.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que, a partir dos seis meses de vida, os bebês comecem a ingerir outros alimentos além do leite materno, e é aí que a exposição aos vegetais deve começar. Primeiro com frutas e, em seguida, verduras e legumes. Ao longo do tempo, é possível que a criança passe a rejeitar alimentos que comia no início, e isso é normal. Ela vai criando personalidade própria e passa a escolher o que gosta. O importante é nunca desistir e saber que, sim, vai ter choro, manha e bico. Mas é tudo pelo bem deles, claro.

Aqui, 7 dicas para você incentivar seu pequeno a comer bem:

1-   Capriche na apresentação do prato

Vamos combinar: alguns vegetais não são nada apetitosos só pela aparência. E criança também come com os olhos, assim como nós. Então, tente montar um prato divertido, colorido e que faça seu filho ter vontade de, pelo menos, experimentar.

2-   Tenha paciência

Eles vão rejeitar, vão fingir que estão com ânsia e você, certamente, vai se cansar disso tudo e deixar que eles façam o que quiserem. Resista e não brigue. Com o tempo, vai ficando mais fácil e a hora da refeição se torna um momento tranquilo.

3-   Não ofereça guloseimas

Vai ser muito mais fácil a criança comer toda a beterraba se estiver com fome. Para isso, nada de deixar bolachas ou salgadinhos disponíveis antes das refeições (e nem deixe por perto, pois ela precisa saber que só vai ter aquilo para comer naquele momento).

4-      Crie o hábito

Tem que ter um verdinho à mesa todo dia. É assim que se cria o hábito de comer de forma saudável, e não oferecendo vegetais apenas algumas vezes na semana e fazendo daquilo uma tortura.

5-   Chame seus filhos para a cozinha

Acompanhados, claro! Cozinha também é lugar de criança, por que não? Tomando cuidado e mantendo os pequenos longe do fogão, deixe que eles ajudem no preparo dos alimentos, lavando as folhas de alface, por exemplo. Assim a refeição fica muito mais divertida!

6-   Leve sua criança à feira

Quem não se lembra de como era gostoso ir à feira com a mãe e arrematar as compras com um belo pastel? Além do passeio delicioso em família, isso é superimportante pra que a criança veja os alimentos, as variedades e se encante com as cores e formas.

7-   Estabeleça uma rotina

Ter horários fixos para cada refeição é essencial pra criança ir se acostumando e, também, pra que ela sinta fome quando for a hora certa. Além disso, comer sempre à mesa e, de preferência, sem televisão, influencia muito nos hábitos alimentares de todos e torna aquele um momento de conversa entre a família.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply