Alimentação

6 dicas para montar uma lancheira saudável e 8 opções de cardápio

Volta as aulas, 2a semestre, e já começa a faltar ideias do que por na lancheira dos pequenos. Aqui  6 dicas para montar uma lancheira saudável e 8 opções de cardápio

Pra facilitar sua vida de mãe, reunimos opções de lanches e respostas às principais dúvidas sobre o assunto

Montar a lancheira da criança pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece, principalmente se você quiser fazer um lanche saudável, mas, ao mesmo tempo, agradar o paladar do seu filho. Além disso, ainda tem todos aqueles cuidados com a preparação e conservação dos alimentos que a gente precisa ter pra garantir a saúde dos pequenos – tudo isso numa vida corrida em que não dá tempo pra quase nada. Mas sem pânico! Veja algumas dicas que vão facilitar bastante o seu dia a dia e tirar as principais dúvidas sobre o assunto:

1-   A composição ideal

É importante lembrar que os hábitos saudáveis devem começar desde cedo, pois são essas primeiras referências que vão formar o paladar das crianças. E se a gente se esforça pra colocar um verdinho no prato em cada refeição, mandar a lancheira só com guloseimas não é uma boa ideia mesmo. A supervisora de nutrição do Hospital Infantil Sabará, Fernanda Rabelo, orienta como deve ser a composição ideal do lanche: “É preciso oferecer uma porção de cada grupo alimentar. Um cereal (pão, bolacha), uma fonte de vitaminas e minerais (frutas, sucos) e uma proteína (leites e derivados)”.

2-   Incentive a participação

Chamar a criança pra te ajudar a montar a lancheira é uma ótima ideia! Além da participação e do trabalho em equipe, que é superimportante nessa fase da vida, vocês conseguem conversar sobre os alimentos e até “negociar” uma ou outra opção. Deixar um dia da semana como “lanche livre” também pode ser interessante.

3-   Sucos de caixinha, pode ou não?

“O que vale é o bom senso”, ressalta Fernanda Rabelo. Segundo ela, o ideal é substituir esses produtos por suco de polpa, suco natural ou água de coco. “Mesmo com a perda das vitaminas que ocorre nos sucos naturais após serem feitos, essas ainda são opções melhores quando comparadas aos produtos industrializados”, enfatiza. O ideal é armazenar a bebida em uma garrafa térmica para manter a qualidade e, se a criança gostar, achocolatados ou leite fermentado podem compor o lanche duas vezes por semana.

4-   E os bolinhos e bolachas?

Toda criança gosta de encontrar essas guloseimas na lancheira e sempre tem aquele sabor preferido. O importante, neste caso, é não proibir, mas dar preferência a bolos e bolachas simples, sem recheios ou coberturas. Isso porque, dessa forma, eles são menos calóricos, isentos de gordura trans e têm menor quantidade de gorduras saturadas. Se houver uma versão integral, melhor ainda, e eles pode compor o lanche da criança uma vez por semana.

5-   Tudo fresquinho

Se você quiser poupar algumas horinhas do dia seguinte, vale preparar um sanduíche na noite anterior e armazená-lo corretamente. Mas, ainda assim, a especialista destaca que o ideal é preparar o lanche pouco antes de os pequenos irem pra escola. “Eles devem ser envolvidos em papel filme e acondicionados em lancheira térmica para manter a temperatura adequada até a hora do consumo”, explica.

6-   Cuidados com a lancheira

E como se tudo isso já não desse bastante trabalho, ainda é preciso dar atenção a outras coisas além dos alimentos pra garantir a saúde dos pequenos. “Além de verificar diariamente o que foi comido pela criança, é essencial higienizar a lancheira com detergente todo dia. Se não for possível, vale limpar com álcool uma vez por semana antes de lavar com detergente”, finaliza Fernanda.

Está sem inspiração? Veja algumas sugestões de cardápio para o seu filho:

– 1 pão de queijo ou 5 mini pães de queijo, suco de polpa de uva ou uva integral, 1 porção de fruta;

– 1 sanduíche integral com requeijão, cenoura ralada e tomate, 1 iogurte de frutas, 1 banana;

– Água de coco, 3 biscoitos integrais, 1 queijo processado;

– 1 leite fermentado, 8 biscoitos de polvilho, 1 pera;

– Suco de polpa, 1 pedaço de bolo caseiro, 1 mexerica;

– Achocolatado, 2 bisnaguinhas com queijo, peito de peru e alface, 1 porção de salada de frutas;

– 1 água de coco, 2 fatias de pão de forma com presunto magro, 2 biscoitos recheados;

– Leite fermentado, 1 pedaço de bolo de cenoura, 1 fruta à escolha.

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