Viagem

Safaris na Africa do Sul

Recentemente fiz uma matéria sobre safaris na Africa do Sul com crianças pra revista da Tam. Mas como lá os textos são pequenos e as matérias curtinhas, aqui vai na íntegra a viagem toda porque vale o roteiro.

Viajar para a África do Sul é uma verdadeira aventura para as crianças. O pais, que tem um zoológico a céu aberto, oferece uma combinação perfeita de roteiro entre cultura e natureza. As crianças, literalmente, ficam de boca aberta e o roteiro é extremamente convidativo para uma viagem em família.

Aqui a vida selvagem é abundante. Os animais estão soltos, em seu habit natural, livres para verem e serem vistos. Somos nós os convidados a fazer esse safari. Binoculo numa mãe e máquina fotográfica na outra, vá fazendo um check list dos animais vistos junto com a criança. Diversão garantida. Observar os animais se alimentando e se banhando também são cenas lindas. E não deixe de fechar o dia com um jantar no meio da savana a noite. Vocês vão ouvir, bem de pertinho, o som dessa aventura. A África do Sul é o lugar perfeito para as crianças entrarem em contato com a vida selvagem e pensando nisso algumas reservas e pousadas desenvolveram programas próprios para crianças. É pura aventura.

 

Reserva Madikwe

Uma das maiores reservas do país, abriga um número considerável de espécies e animais silvestres. Entre eles o Big 5, como são conhecidos os cinco animais que simbolizam a África do Sul (leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo). Localizada numa província ao noroeste , 90 km ao norte de Zeerust , cerca de 3,5 horas de carro de ambos Joanesburgo e Pretória. A reserva abriga dois tipos de ecossistema e por isso a grande diversidade de animais e vegetação.

A programação infantil é dividida por faixa etária aqui. Para crianças de até quatro anos, há passeios de carro pela floresta com duração de 30 a 90 minutos. Para as mais velhas, há o Children’s Safari, um programa com duração de três horas em que as crianças aprendem sobre plantas medicinais e sobrevivência na selva. Aprendem até a fazer fogo, buscar água e se localizar no meio da savana. Também podem ser organizados workshops práticos relacionados a esse conhecimento. Os safaris para a família com crianças de 2 a 5 anos dura cerca de 2h. Tem ainda observação de pássaros e das estrelas a noite, com direito a jantar na savana.

http://www.madikwe-game-reserve.co.za

 

Reserva Marataba

A região, na cidade de Limpopo, há 4 horas de Joanesburg, é de tirar o fôlego e compete hoje com o famoso Kruger Park. Montanhas vermelhas e amarelas cercam a savana que está localizada numa extensa planície que respeita sua fauna, flora e topografia. São 75mil hectares de parque nacional, o Marakele. Aqui ainda existem trilhas que não foram exploradas pelo ser humano. Todas as grandes espécies como elefantes, rinocerontes e os grandes felinos, assim como uma incrível variedade de aves (incluindo a maior colônia de urubus do Cabo em vias de extinção no mundo, entre 600 e 800 casais reprodutores ) se instalam aqui. É lindo de ver e explorar. Para as crianças tem os safari diurnos, exploração do meio ambiente com caminhadas nas savanas e uma brincadeira divertida que é reconhecer fezes de animais no caminho e descobrir de que animal ela é. Eles adoram. Para os maiores é possível fazer uma caminhada mais abertas, em regiões com mais animais. E como a reserva é cercada por água, ainda tem o safari em pequenos barcos.

http://www.marataba.co.za

 

Reserva Sabi Sand

Ao sudoeste do Kruger Park, a 450km de Joanesburg, a região é uma das mais famosas. Entre a reserva e o parque não existem grades e nem cercas, então os animais transitam livremente entre os ambientes o que aumenta a possibilidade de vê-los de mais perto. A reserva é particularmente conhecida por avistar leopardos com facilidade e ainda abriga 300 espécies de pássaros. Aqui os safaris acontecem de carro e a pé também. Com 8 anos crianças já podem fazer as caminhadas e é possível ver animais selvagens bem de perto. Aqui elas podem fazer observação e identificação de pássaros, leitura de mapas, rastreamento de pegadas, entre outras brincadeiras. Para crianças de 4 a 8 anos, existem as pequenas explorações onde fazem caminhadas leves por matas localizadas perto dos hotéis. As crianças podem aprender noções a respeito da natureza na prática, observando a mata nativa e pequenos insetos, aves e mamíferos.

http://www.sabi-sands.com/index.html

 

Reserva Shamwari

É a maior reserva natural no Cabo Oriental, com 25mil hectares de mato. Como se trata da maior concentração dos famosos Big5 da África do Sul, a reserva natural promete uma experiência inesquecível no melhor estilo africano. Você vai poder ver de pertinho o rinoceronte negro. A reserva tem uma das melhores infraestruturas e já obteve 38 prêmios nos últimos dez anos, inclusive o cobiçado World Leading Safari and Game Reserve. Aqui existem programas especialmente desenvolvido para as crianças. Logo quando chegam ganham uma mochila com várias coisas, como um caderno para fazer suas anotações e desenhos ao longo dos dias. Entre os passeios, destaque para a visita ao Centro de Resgate de Grandes Felinos, da Fundação Born Free, e ao Hospital da Vida Selvagem. Além disso, crianças podem participar de atividades culturais organizadas pela pousada, como artesanato com contas e argila, observação de estrelas e contação de histórias africanas.

http://www.shamwari.com

 

Reserva Phinda

Situada a uma curta distância da costa do Oceano Índico e do famoso St Lucia Wetland Park , ao norte da região KwaZulu –Natal, a reserva é conhecida pela abundante vida selvagem e sua diversidade natural. A região abriga 7 diferentes ecossistemas e, não por menos, referem-se ao lugar como sendo uma das 7 Maravilhas do Mundo. Soma-se aos 23mil hectares a possibilidade de visitar a diversidade da costa em Sodwana Bay onde pode-se pescar, fazer mergulho e observar as tartarugas marinhas. O programa oferecido as crianças é focado na adoração pela selva Africana. As atividades incluem trilhas, pesca, fabricação de arcos e flechas tradicionais, artesanato e pintura. As expedições são cuidadosamente selecionadas de acordo com os interesses e idades das crianças e são realizadas sob os cuidados de uma amigável equipe, de rangers e trackers (guias dos safáris).

 http://www.southafrica.net/za/en/articles/entry/article-southafrica.net-phinda-private-game-reserve

 

Importante! Em tese, crianças podem fazer a maioria das coisas que os adultos fazem nos safáris. Mas a maioria dos safaris pede idade mínima de 6 anos. Mas a decisão pode ficar a cargo do gerente geral ou do próprio ranger do hotel onde você se hospedar e o que determina o sim ou o não é o comportamento da criança. Segurança é prioridade sempre.

 

 

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply