receita de família

Torta de maça com ricota

A receita de família de hoje é da Renata Decoussau, dona da Cumbuca (empresa de entrega de alimentos orgânicos para bebês e crianças). A história dela é linda! A receita da torta de maça é da bisavó Stella, que fazia pra filha Lolinha (avó da Renata) e que fazia pra Stella (mãe da Renata). E agora a Renata faz pra filha Laura. A torta de maça é literalmente uma receita de família. Já é 4a geração. Olha só que bacana!
“Minha família veio da Alemanha, na época da guerra, e minha bisavó inventou a receita com coisas que tinham em casa. Ela fazia tudo com maça”, relembra Renata. “E minha mãe passava as férias na casa da avó e minha bisa sempre fazia a torta. Dai quando ela voltava pra casa e tinha vontade de comer, minha avó, que é a mãe dela, fazia pra ela”. E desse jeito a receita foi passando de geração em geração. “Pra mim é a receita da vovó Lolinha e pra minha filha será a receita da vovó Stella”, fala Renata. E claro que as memórias afetivas da avó são quase todas na cozinha. “A gente ia todo domingo pra casa dela e tinha uma cozinha grande! Lembro que eu subia no banquinho e ajudava ela a cozinhar”. “Ela falava: peneira a farinha pra vovó. E pedia pra gente olhar no forno pra ver se já estava bom”. Renata lembra dos cheiros e da mão dela com paninho abrindo o forno. Ah saudades… Até a gente aqui ficou com saudades da nossa avó. Porque avó é aconchego e tem muito amor em cada coisa que faz pra gente e com a gente.
E não é que Renata cresceu, teve filha e trabalha hoje com alimentação? ela montou a Cumbuca no final do ano passado a fim de atender mães e pais que querem uma comida com qualidade fora de casa. São potinhos de vidro com lanches e pratos principais. Tudo super bem elaborado por uma nutricionista e com a melhor qualidade na escolha dos alimentos. Comidinha caseira pra levar pra passear. São 11 itens, sendo 6 refeições e 5 lanches. Como os alimentos são orgânicos, o cardápio muda sazonalmente.
Torta de maçã com ricota da Vovó Lolinha 
Para a mistura seca
peneirar:
02 xícaras de chá de farinha de trigo (bem cheias)
02 xícaras de chá de açúcar (mal cheias)
01 colher de sopa de fermento
01 pitada de sal
Misturar tudo muito bem.
Untar uma assadeira média, polvilhando com farinha de trigo.
Para montar as camadas
Primeiro, colocar às colheradas, metade da mistura seca.
Cobrir fazendo uma camada com fatias bem finas de maçã, sem casca e sem caroço.
Espalhar 01 xícara de chá de açucar com 01 colher de sopa de canela em pó por cima das maçãs.
Em separado, amassar 01 pacotinho de ricota fresca com um pouco de leite e açucar e então colocar por cima da camada anterior.
Colocar uvas passas brancas (sem caroço) e pedacinhos de manteiga gelada por toda a extensão da assadeira.
Enfim, cobrir com a outra metade da mistura seca de farinha de trigo, açucar, fermento e sal e colocar mais alguns pedacinhos de manteiga gelada em toda a massa.
Bater 03 ovos inteiros como omelete com um pouquinho de açucar e despejar por cima de tudo.
Assar em forno quente no início e depois regular para médio até dourar e assar bem.
É uma delícia, vc vai ver!
Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply