Viagem

10 dicas infalíveis para viajar de carro com os pequenos

“Já estamos chegando? Falta muito?. Acho que a gente ouve umas 50 milhões de vezes essas mesmas perguntas num percurso de 1h. Parece piada, mas é bem sério! E tem criança que enlouquece tanto os pais no carro que acabam desistindo da viagem. Mas vamos ajudar. Porque tudo nessa vida tem solução.

Viajar de carro pode, e é, ser uma delícia. A gente não precisa se preocupar com excesso de bagagem, vai sentindo o ventinho fresco no rosto, consegue apreciar a paisagem e ainda pode ouvir aquela música preferida no último volume. Isso tudo no melhor dos mundos, claro, sem pensar num feriado prolongado descendo para o litoral com mais São Paulo inteira congestionando a Rodovia dos Imigrantes. Seja num contexto ou no outro, tudo fica mais difícil com crianças no banco de trás e é sempre bom ter várias cartas na manga pra distrair os pequenos quando eles estão entediados ou um lanchinho saudável pra hora da fome. Veja algumas dicas pra viajar de carro com os filhos e pé na estrada! #semneuras

1-    Faça uma lista

Você não é uma pessoa organizada? Então, definitivamente, precisa fazer uma lista alguns dias antes do que vai precisar levar pra viagem. Aproveite e liste também coisas que serão necessárias durante as horas no carro ou que podem vir a ser úteis. Coisas que você não pode esquecer de jeito nenhum! Porque não pode mesmo. rsss Esse item 1 é pra te lembrar.

2-    Alimentação

Todo mundo sente fome depois de algumas horas, mas crianças não gostam de esperar. Então, calcule o tempo de viagem, levando em conta que você pode pegar trânsito, uma estrada fechada ou que a chuva pode atrapalhar. Se for parar pra almoçar no caminho, leve lanches mesmo assim. O ideal é preparar uma bolsa térmica com lanchinhos, água e sucos. Bolachas e barrinhas de cereais também vão muito bem. Pode fazer também um misto frio e bananas são sempre bem aceitas.

3-    Banheiro

Incentive seus filhos a ir ao banheiro antes de sair de casa. No caminho, pare depois de algumas horas em algum lugar para que eles façam xixi e não deixe de ver no mapa se a estrada que vocês vão pegar tem postos de gasolina ou restaurantes. Imprevistos acontecem, né?

4-    Segurança

No carro, tenha os documentos das crianças ao alcance da mão – deixar junto com os seus é ainda melhor. Coloque todas em suas respectivas cadeirinhas ou, se já forem maiores, coloque o cinto nelas e não deixe que tirem! Os pequenos adoram dormir no banco de trás, mas pode ser muito perigoso e com a segurança deles não se brinca.

5-    Música

Você é daquelas que liga o rádio e deixa rolar? Se não for, pense em algumas músicas pra ouvir durante a viagem (isso dá um toque todo especial e as memórias sempre vêm com trila sonora depois, rs). Pra todos ficarem felizes, tente alternar: um pouco de Let it Go para os pequenos, um pouco de Pop pra você e seu marido.

6-    Brincadeiras de família

“A Lara robou pão na casa do João…”. Ok, essa é velha demais. Mas brincadeira pra fazer no carro com os filhos é o que não falta. Brinquem de somar os números das placas dos carros que passam, de cantar músicas com determinado tema, de construir uma história em conjunto (cada um inventando um trecho) e por aí vai. O que vale é soltar o riso e a imaginação. Tem muita coisa legal pra fazer em família e essa é uma oportunidade e tanto pra deixar o iPad em casa.

7-    Paradas

Tente organizar as paradas em locais estratégicos. Além do banheiro (como falei ali em cima), crianças precisam de uma distração maior, porque uma hora ou outra as brincadeiras também vão enjoar. Se for preciso, entre em alguma cidade no meio do caminho. Lembre-se que a viagem começa assim que vocês saem de casa, e não só quando chegam ao destino. Então, aproveitem!

8 – Brinquedos

Leve uns 3 ou 4 favoritos no carro. Vale um jogo que não precisa de fácil apoio, uma boneca ou personagens pequenos que dê pra criança brincar com facilidade. A Estrela têm versões miniaturas de jogos como Pula Pirata e Gênios. São perfeitos pra já deixar no carro. Lapis e caderno pra desenhar a paisagem também vale e é uma mão na roda.

9 – Livros

Criança adoro ler historias ou simplesmente folhear um livro. Escolha alguns bom e cheios de imagens pra gastar bastante tempo. Se seu filho não sabe ler, fale pra ele imaginar ou inventar histórias com imagens que ele está vendo.

10 – Filmes

Por último são os filmes. Pode levar um DVD portátil e alguns filminhos básicos pra distração no carro. Mas não coloca o filme logo de cara não! Faça um combinado que filme só quando chegar no km100, por exemplo. Legal ensinar as crianças a olhar pela janela e passar o tempo de outras formas além da tela.

Boa viagem!

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply