receita de família

Cuca bacana

A gente estreia essa nova seção com uma receita deliciosa do tradicional doce alemão chamado Cuca. Aqui, quem tiver uma receita que lembre a infância, que tenha cheirinho de casa de vó ou de alguém que marcou essa fase é só escrever pra gente (carolina@smallco.com.br) que vamos até sua casa fotografar e depois contamos sobre ela aqui.

Nossa estreante é a Giuliana Falzoni Azambuja, dona da Petit Four, que comia cuca na casa da avó Natalia. “Tradicionalmente, todos os domingos os almoços eram na casa dela e minha vó era uma russa que gostava muito de servir bem”, conta Giu (como a gente carinhosamente chama). “E ela tinha um casal de caseiros que moravam na casa. A mulher, a Zaza, veio do sul e era descendente de alemães e tinha uma receita tradicional de cuca. Então a receita da cuca era dela”.

“Éramos em vários primos e ficávamos esperando o final do almoço pra comer a cuca”, relembra. Eu ficava na porta da cozinha esperando a Zaza sair de lá com a cuca. O cheiro era delicioso! E a gente gostava porque ela enchia de farofa em cima”, conta Giu. Hum…a gente aqui, só dela contar ficou com água na boca! Mas a receita que a Giuliana fez pra gente também estava recheada de farofa. Deu pra matar as lombrigas hehehe

Giuliana e Zaza se reencontraram pelo Facebook 10 anos depois e foi ai que a Giu conseguiu resgatar a receita que tanto lembrava a infância na casa da avó. “Quando eu comi até chorei porque a lembrança dos domingos na casa da minha avó eram muito fortes tinham sabor de cuca da Zaza”, conta.

Giuliana é mãe da Vitoria e dona da Petit Four, empresa de biscoitos decorados entre outras doçuras. Ela faz os biscoitos mais legais que você pode pensar! Sem falar que são supersaborosos. Fora os que você pode fazer sob encomenda, ela tem alguns “modelos” pronta entrega na loja e que são ótimos pra presentes ou lembrancinhas.

 

Receita:

Cuca da Zazá (Casa da Vovó Natalia)

Bater na batedeira 3 gemas, 3 colheres de manteiga (Serenissima sem sal é ótima!), 2 xicaras de açúcar (pode ser branco ou cristal da Native). Depois junte 1 xícara de leite , 3 xícaras de farinha de trigo e 1 colher de fermento. Bater bem igual massa de bolo.

Depois junte 3 claras em neve e misture bem. Só que na mão. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e cubra com a farofa. Só por no forno pra assar por volta de 40min.

Farofa: derreter 2 colheres de manteiga; retire do fogo e junte 4 colheres de óleo + 1 xícara e meia de açúcar e 1 xícara e meia de farinha de trigo + uma colher chá de canela em pó. Pra quem gosta de canela a dica é colocar 2 colheres. Fica bom demais! Misturar tudo com as mãos como se faz com massa de biscoito. Misturar até das consistência de farelo para poder polvilhar em cima da massa.

 

crédito fotos: Cacá Bastos 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply