diário

Uma nova forma de pensar

Há pouco meu filho mais velho entrou numa escola onde tudo eh feito de forma diferente. Literalmente tudo! O primeiro dia que entrei lá tive a real noção de que estava entrando em Howgarts. Aliás, pra quem já viu Harry Potter e lembra da primeira cena de qdo eles chegam na escola e estão na mesa sendo “escolhidos” pelo chapeu e depois são levados pelos mais velhos, os formandos, aos quartos, vai saber de onde a autora “tirou” inspiração pra esta cena… Rudolf Steiner pensava igualzinho!!!

E acredite que dentre tantas coisas que ele pensava, criou-se um método de ensino e hj vc tem diversas escolas com o sistema Waldorf onde ser humano e natureza se conectam de outra forma. E o aprendizado se dá pelo corpo, pelos sentidos, pelos sentimentos, emoções… pelo pegar, pelo toque, o trabalho manual, o individualização de cd um e a generalização no contra ponto; pelo respeito, por valores, crenças; pelo espírito de cada criança…Algo muito diferente e raro de ser visto e poder ter o prazer de desfrutar e aprender.

Neste aprendizado, crianças de 6/7 anos comemoraram o fim do alfabeto soltando balões ao céu. Isso mesmo. Tds fizeram uma roda e amarraram em seus balões uma cestinha q tinha uma semente e uma palavra. Palavra esta que simbolizava uma mensagem ao mundo, e sementes que simbolizavam a semeadura do alfabeto e o nascimento da linguagem e suas propriedades. Gesto extremamente simbólico e lindo. Cheio de valores e simbologias muito mais amplas que um “simples” alfabeto na lousa.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

9 Comments

  • Reply Buffet Guia agosto 24, 2011 at 2:34 am

    Parabéns pelo post !!! Adorei !

    Buffet Guia
    http://www.buffetguia.com.br
    O maior e mais completo site de Buffet infantil do Brasil.

  • Reply Adriana Teles agosto 31, 2011 at 7:56 pm

    Realmente é facinante este método de ensino, é a maneira mais bonita de ensinar um ser humano a ser HUMANO. Meu filho mais velho, Henrique tem hoje 7 anos, estuda na Escola Waldorf Francisco de Assis desde os 4 anos, e fico cada vez mais feliz por ter feito esta ecolha para ele e poder compartilhá-la com vocês. Um beijo!!!

  • Reply Sereis Livres setembro 9, 2011 at 12:47 am

    Olá
    aonde é essa escola em são paulo?
    obrigada

  • Reply Ana Cristina setembro 11, 2011 at 11:37 pm

    Meus 3 filhos maiores fizeram Jd Waldorf e o quarto irá começar ano que vem. Sou apaixonada pela pedagogia Waldorf!! Amo a Festa da Primavera, tem até filme lá no meu blog!!

    http://eucomosquatro.blogspot.com/2010/10/fim-de-semana-agitado.html

    Beijocas

    Ana Cristina

  • Reply Ana Cristina outubro 2, 2011 at 12:16 am

    Carol, 3 dos meus 4 estudaram em Jardins Waldorf e eu amo esta pedagogia!!! Vá ver os post sobre a época de Micael no meu blog, vc vai gostar

    Beijos

    Ana Cristina

  • Reply Adriana Teles outubro 5, 2011 at 6:05 pm

    À quem possa interessar, na Zona Norte de São Paulo, há uma escola Waldorf, que é a que meu filho estuda. Fica na Av. Basiléia, 149 – Lauzane Paulista, o tel é 2231.0152. Entrem em contato e marquem uma entrevista. Voces não vão se arrepender. Bj!!

  • Reply Ana Luiza Correa Cury dezembro 8, 2011 at 7:44 pm

    Nunca tive dúvidas que minha filha deveria ir para uma escola Waldof. Ela começará em fev/12 na Quintal do João Menino. Para quem se interessar, o endereço é: Rua Macunis, 427 – Alto de Pinheiros, SP. Abs, Ana Luiza Corrêa Cury

  • Reply Rose Araújo junho 28, 2017 at 12:43 pm

    O meu neto (Joe Ohata) tem 5 anos e está nessa escola. É algo maravilhoso. Prepara o ser humano para a vida, sabendo valorizar as coisas mais simples. A Natureza, em si!

    • Reply Carolina Delboni abril 18, 2018 at 11:23 am

      feliz em saber! a proposta é exatamente essa: preparar o ser humano <3

    Leave a Reply