Juro que eu não entendo! As próprias empresas/marcas reclamam a td momento da aceleração do mercado de moda; da pressa em lançar tendências ou novidades; da loucura que é adiantar o calendário de desfiles; da insanidade que é mal acabar a criação de uma coleção e já começar a ver tecidos pra outra….e assim vai.
E me deparo com um varejo que em plena época de lançamento de alto inverno já começou a fazer liquidação de inverno!!!!! O que é isso minha gente? Suicidio? Pq pra mim isso não tem outro nome. Mostra o quão pouco as marcas estão vendendo, o desespero pra nao terminar a estação com estoque cheio e encalhado, o medo em reeducar o consumidor e fazer com que ele aprenda a esperar a liquida na época certa…
Porque convenhamos…a gente fica 6 meses n desenvolvimento de uma coleção, pra lançar e ter 4 meses de venda (quando muito!!!). Não existe varejo que dê lucro dessa forma pq não existem tempo suficiente pra rodar mercadoria gente.
Eu realmente fico revoltada em ir ao shopping e ver 50% das vitrines adesivadas com liquida. Acho vergonhoso, acho um suicidio ao próprio negocio e um desrespeito não só com o consumidor como com nosso próprio trabalho. Independente de qualquer dificuldade q o setor esteja passando…pq convenhamos, como consumidora, o Brasil tá caro pra dedéu!!! De supermercado há barzinho na vila mada…não se gasta menos de R$100 em duas piscadas. Absurdo. E fala-se em abaixar o dolar…o problema está longe de ser esse. Antes fosse…
Quem tem nota fiscal paulista aproveita pra observar qto vc paga de imposto sobre os artigos que compra: roupas e calçados são os que mais rendem = 40% de imposto. E ainda me liquindam em junho. Como dá pra ter lucro?! Pensa.
3 Comments
Se em São Paulo é assim imagine em Curitiba que é Capital mais provinciana que já vi. O dinheiro daqui ou está escondido ou vai para São Paulo…
Eu não faço liquidação! Valorizo todo e qualquer trabalho meu e o problema é esse tal de capitalismo que assombra, onde vale mais uns trocados no bolso do que compras conscientes, arte, cultura, compromisso seja na moda fashion ou moda casa…
Desespero. Amadorismo. Eu não procuro liquidação nessa época do ano… logo penso que é alguma coisa errada na administração do negócio ou enganação…
Encalhe – num julgamento prematuro do lojista -, faz essas coisas…
Agora mesmo vi uma vitrine de rua (loja infantil) com letras GARRAFAIS: 20% à vista. Fiquei com pena…
Talvez você pense que, no mínimo, o seu árduo trabalho (e o dos seus colegas) não é valorizado pelos lojistas. Se eles não dam o devido valor, muito menos eu.
:/
Penso exatamente como você Carol!!! Acho um absurdo o pessoal liquidando em maio, lançando o verão em Julho, com temperatura de 15 graus lá fora.
A coleção parece perecível, dura dois, tres meses e olhe lá.
Além de todo o impacto economico, esse comportamento apressa a vida, que já passa tão rápido. Você que está em shopping sabe, daqui a pouco estão montando a árvore de natal..e o povo comendo panettone em setembro. Socorro!!!!!
E é um sufoco nadar contra a maré, você sabe bem disso…bj grande e parabéns pelo post!!!